Como funciona a prova do ENEM 2016? APRENDA AQUI

Prova do ENEM – O candidato que participou do Exame Nacional do Ensino Médio pode utilizar a nota do mesmo para concorrer as oportunidades em vários programas educacionais diferentes. Não é à toa que hoje o Enem é um dos programas mais concorridos na educação brasileira, por meio dele é possível aproveitar muitas oportunidades que estão disponíveis.

O Enem foi criado pelo governo federal e desde então passou por significativas alterações. Hoje ele está mais difícil e muito mais concorrido, portanto, exige uma preparação com mais qualidade para que o candidato possa realizar uma prova onde ele consiga ter um número mais elevado de acertos.

Outra mudança muito significativa nos últimos exames foi o aumento do número de dias de prova, antes o candidato fazia a prova em apenas um dia, agora ele tem que realizar em duas etapas. É muito importante se adaptar às mudanças e se preparar da melhor maneira possível para que você tenha um excelente resultado.

A partir do momento em que o candidato tem um resultado positivo no exame ele consegue utilizar a nota para concorrer às oportunidades em programas educacionais que estão vinculados ao mesmo. São vários programas educacionais vinculados e mais adiante iremos conferir um pouco mais a respeito desse assunto.

Como funciona a prova do Enem?

Conforme mencionado anteriormente, a prova do Enem é aplicada em dois dias, sendo no sábado e no domingo respectivamente. O candidato tem que estar preparado para essas duas etapas para que ele consiga ter um bom resultado. Quem não participar da primeira prova, não poderá participar da segunda. Por esse e outros motivos, é importante ficar atento sobre o local de prova Enem 2016.

Prova do ENEM

As matérias são divididas de acordo com o dia, colocamos abaixo como fica essa divisão para que você tenha conhecimento sobre quais provas são aplicadas no sábado e quais provas são aplicadas no domingo:

  • Provas aplicadas no sábado: Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Provas aplicadas no domingo: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.

A prova aplicada no domingo tem uma duração de uma hora a mais do que aquela que é aplicada no sábado. Como você pode ver, no domingo acontece a redação que é uma etapa muito importante e que tem um impacto direto na nota final do Enem.

Caso você tenha dificuldades em fazer uma boa redação indicamos que você pegue aulas particulares para melhorar as técnicas nessa etapa da prova. A redação é muito importante, e você não pode deixar de dissertar corretamente sobre o assunto que será dado.

Estar bem preparado para a prova é essencial para se alcançar um bom resultado. Uma das dicas de estudo é resolver questões anteriores para que se tenha conhecimento sobre como os assuntos são cobrados na prova. Procure dar o seu melhor na reta final e saiba que o Enem pode mudar o rumo profissional da sua vida.

Resultado do Enem

Uma das partes mais importantes para quem participou do processo é a publicação do resultado Enem. Essa publicação é a etapa que mais demora e que mais deixa os candidatos ansiosos. A consulta ao resultado poderá ocorrer diretamente no site oficial do Enem. O candidato terá que informar os dados para login, somente assim para que ele possa fazer a consulta individual dessa informação.

Prova do ENEM

No resultado da prova do Enem será informado a nota final que é a somatória da redação com a prova objetiva. A nota final é muito importante e com base na sua pontuação o candidato poderá concorrer as vagas em diferentes processos e programas educacionais.

Os programas educacionais que utilizam a nota do ENEM para selecionar os aprovados é o Ciência sem Fronteiras, Sisu, Sisutec, FIES, Prouni. São programas muito importantes e que mudam a vida de inúmeros brasileiros em todo o país.

Comments Off on Como funciona a prova do ENEM 2016? APRENDA AQUI

Filed under Educação

Comments are closed.